terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bolinho da vovó

Sabe aquele bolo da vovó que não tem nada demais, mas é uma delícia? Não é recheado, não é de chocolate, não tem cobertura... mas quentinho com manteiga é de dar água na boca! Tudo bem que a foto não faz jus à gostosura da quitanda, mas...

Esse bolo é a nossa primeira receita. Facinho, facinho. Aí vão os ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 colheres de margarina
1 colher de fermento
1 pacote de queijo ralado (50g)
leite que dê para amolecer (uns 250 ml) 

Modo de fazer:
1) Bata os ovos, o açúcar e a margarina
2) Junte, aos poucos, a farinha e o leite (a quantidade de leite deve ser suficiente pra amolecer um pouco a massa) e continue batendo
3) Coloque o fermento e o pacote de queijo e mexa até a massa ficar homogênea
4) Deixe o forno preaquecendo em fogo alto por cerca de 10 minutos
5) Unte uma forma redonda (com um buraco no meio) com óleo e farinha e coloque a massa
6) Deixe a massa assar em fogo alto por mais ou menos 30 minutos ou até a casquinha do bolo ficar bem dourada. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Aí, é só comer. Puro, com manteiga, requeijão, geleia... esse bolo combina com muita coisa.

Dicas:
1) Para saber se o bolo está bem assado, enfie uma faca nele. Se a faca sair limpa, o bolo está pronto; se sair um pouco de massa grudada, o quitute ainda precisa de mais fogo.
2) A qualidade dos ingredientes é determinante para a comida ficar gostosa. No caso do bolo, sugerimos a farinha de trigo Renata. O ovo caipira não é indispensável, mas deixa a massa mais amarelinha (e apetitosa).

Qualquer dúvida sobre o processo, deixem comentários que a gente ajuda. E se vocês testarem a receita, publiquem o resultado!

Beijos,
Felipe e Nat

Um comentário:

  1. Recomendo fortemente comer o bolo empastelado de um bom requeijão. Dentre estes sugiro o bom e tradicional Danúbio, fica uma delícia :)

    ResponderExcluir